Sobre o “mamá” de todos os dias
No Dia Mundial Do Aleitamento Materno!
1 de Agosto – Dia Mundial do Aleitamento Materno
O conhecimento sobre sua importância dá energia à mãe para insistir no aleitamento, quando tudo no início pode parecer ser tão difícil! Nestes casos, sugiro buscar ajuda e temos uma equipe na Saúde prontinha para isso: Pediatras, Enfermeiros (em especial aos atuantes nos Bancos de Leite), Nutricionistas e nós, Fonoaudiólogos.
Mas, e quando o bebê tem fissura labiopalatina?
Às mamães de bebês com fissura labial isolada (sem afetar o céu da boca), na maioria das vezes a dificuldade inicial é rapidamente solucionada com o ajuste da posição da dupla mamãe-bebê durante as mamadas.
Às mamães de bebês com fenda palatina (quando o céu da boca tem uma abertura), sabemos que a dificuldade é maior e, por vezes, necessário utilizar e adaptar utensílios, como a mamadeira. Ok, então vamos adaptar! Porque o importante é o bebê receber o leite que a mamãe tem, cheio de amor e prontinho para nutrir o pequeno! Nestes casos, uma importante alternativa para manter o aleitamento materno é realizar a ordenha de seu leite para oferecê-lo ao bebê por mamadeira (ou o utensílio que ele melhor se adaptou).
Às mamães, meus parabéns pelo dia de hoje!
Às mamães de crianças com fissura labiopalatina, meus parabéns e minha admiração, pela superação à cada mamada!
Com carinho,
Daniela Barbosa
Fonoaudióloga
Olá meu filho hoje esta com 12 anos, quando ele nasceu pra mim foi um susto pois tinha só 16 anos e nunca tinha visto uma criança com fissura e nos meus exames não consegui ver pois em todos ele estava com o dedinho na boca o dele é lábio e fenda sub mucosa no céu da boca já fez 2 cirurgias e graças á Deus consegui amamenta – lo até 1 ano e 3 meses
CurtirCurtir
Que ótimo que conseguiu, Elisa! Conte sua história pra gente: mande um email para dasfissuradas@gmail.com
CurtirCurtir