Otite: não tem que doer pra ter!

Ema01-Otites_edit_fig01

Muitas das Mães Fissuradas já sofreram muito com problemas de ouvido de seus filhos…

Mas qual a ligação do ouvido com a fissura palatina?

O ouvido possui um canal de ligação com o nariz e a garganta, chama-se tuba auditiva. Ela ajuda na circulação adequada de ar dentro do ouvido. O palato ajuda essa tuba auditiva a ficar mais esticadinha, fazendo com que ela funcione melhor.

Quando há algum problema no palato (como a fenda palatina), a tuba não consegue funcionar bem, o que altera a quantidade de ar e pressão dentro do ouvido. Então, começa a acumular líquido dentro dele, e, quando este permanece por muito tempo, ocorre o que chamamos de Otite Média de Efusão ou Otite Média Serosa.

O processo ocorre de forma lenta, e por isso, muitas vezes, a criança nem percebe, não sente dor. A queixa mais comum da criança é de sentir o ouvido tapado, ou de não estar escutando bem, ou, quando bebês, colocar a mão no ouvido frequentemente. A dor costuma aparecer somente quando ocorre uma infecção desse líquido que está parado há muito tempo, por uma gripe, um resfriado, uma sinusite, por refluxo gastro-esofágico, ou outros problemas.

A presença do líquido no ouvido pode piorar a audição da criança, comprometendo seu desenvolvimento da linguagem, aprendizado e rendimento escolar. Além disso, facilita a ter mais infecções no ouvido.

Assim, a criança pode ter um problema de ouvido, mesmo sem se queixar de dor! Problemas na escola, distração, falar alto, sensação de ouvido entupido, bebê ficar mais quietinho, mãos aos ouvidos constantemente, choro cuja causa não é identificada… tudo isso pode ser um sinal de que o ouvido do seu filho não está bem. Por isso, Mamães Fissuradas, levem seu filho ao otorrinolaringologista rotineiramente, para que ele possa detectar qualquer problema o quanto antes!

Ema Yonehara

Otorrinolarignologista

4 comentários sobre “Otite: não tem que doer pra ter!

  1. Boa tarde.

    Tenho 34 anos de idade e neste momento em que escrevo, minha audição esta’ péssima.

    Ha dois meses atrás fui submetido a uma cirurgia para remover o liquido. Pos cirurgia, o medico recomendou-me gotas que tenho estado a usar.

    Porem, depois de registar algum avanço significativo na minha audição, eis que, depois de ter estado exposto por 10 minutos ao ar-condicionado, minha audição piorou, e, com disse anteriormente, estou a ouvir praticamente nada quando as pessoas falam comigo.

    Gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer para reverter esta situação pois estou sem dinheiro para consultar um especialista.

    Obrigado por toda ajuda que poder me dar.

    Curtir

  2. Boa noite!

    Tenho um filho fissurado de 10 anos, ele já realizou 2 cirurgias para correção do labio e palato. No momento está muito gripado, e percebi que não está ouvindo agente, mesmo quando Estamos próximos… Poderiam me encaminhar informações sobre essa oscilação na audição dele? Ele faz tratamento desde bebê, mas o otorrino nunca me esclareceu bem, sobre este assunto, ele somente receita um spray nasal; desde que meu filho nasceu.

    Antecipadamente grata,

    Bruna

    Curtir

  3. Oi boa noite eu tbm nasci fissura labial e palato…graças a Deus hj sou uma mulher de 28 anos formada e cm uma mente aberta….e posso dizer que passei por muitas coisas…Já ouvi muitas piadinhas e até hj escuto…mas não vou ouvidos..sabe pq? Pq aprendi uma coisa nesse tempo aprendi que pra Deus não tem cor raça pessoal perfeita ou cm problema somos todos iguais…
    E só posso agradecer aos profissionais por quem passei e dizer q se sou oq sou hj é graças a eles…
    Lindo trabalho de vocês que Deus abençoe sempre

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s